SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a Paes Landim/PI

História

Histórico

Paes Landim Piauí - PI

...


Histórico
No ano de 1894, no lugar denominado Juá, de propriedade de Antônio Lagoa, chegou um grupo de imigrantes procedentes dos Estados do Ceará e Pernambuco, com a finalidade de explorar a borracha de maniçoba, muito abundante no lugar e na época, com preço altamente compensador. Vária,, casas foram construídas, formando-se movimentado núcleo populacional. 
Como a topografia do terreno não era favorável, em 1904, resolveram seus habitantes procurar locai mais apropriado, recaindo a escolha no lugar "Costa", um terreno excelente, de propriedade de Modesto José Dias, que viera de Jaicós. 
A povoação cresceu rapidamente, sendo elevada à categoria de Povoado em 1905, passando da jurisdição de Oeiras para a de São João do Piauí. 
Em 1913, por iniciativa do padre Felipe, vigário da Freguesia de São João do Piauí, coadjuvado por Modesto Dias, Benjamim Moura e outros, foi construída uma capela em homenagem a São José. Nessa ocasião o progresso era evidente. Inúmeras casas residenciais e bom número de estabelecimentos comerciais deram à localidade estrutura de Povoado. 
José Francisco Paes Landim e o vereador Raimundo Moraes de Moura, representante do Povoado "Costa", na Câmara Municipal de São João do Piauí, iniciaram campanha visando à elevação do Povoado à categoria de Cidade. O movimento atingiu o objetivo em 1962, quando se criou o Município, com o nome de Paes Landim, em homenagem ao capitão Francisco Antônio Paes Landim Neto, político sanjoanense. 
Gentílico: paes-landinense